Liesa Realiza Sorteio da Ordem de Desfiles das Escolas do Grupo Especial
16/07/2017 17h00 - Vanessa Pedra


Foto: Luiz Escafura

A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), realizou ontem(15), o sorteio que definiu a ordem de desfiles das escolas do grupo especial.

O sorteio aconteceu durante o último dia da 4ª edição da Carnavália-sambacon, uma feira de negócios do carnaval, no auditório do Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova. O Império Serrano abrirá os desfiles e Beija-Flor fará o encerramento da folia, em 2018. 

Abrindo a cerimônia do sorteio, o presidente da Liesa, Jorge Castanheira, agradeceu a presença dos representantes das agremiações e da Imprensa, desejando a todos os presidentes muita sorte na condução dos trabalhos com vistas ao Carnaval 2018. Fez um agradecimento especial aos organizadores do evento, que vem crescendo ano a ano, e que bateu um recorde de público nesta quarta edição.

Como de costume, o sorteio foi dividido em duas partes. Na primeira, os presidentes subiram ao palco para definir através de sorteio se as suas Escolas se apresentariam no Domingo ou na Segunda-Feira de Carnaval. Para manter o equilíbrio de forças, as agremiações foram previamente dividas em pares, aprovados em reunião plenária da Liga.

Eram eles: 1) Portela e Mocidade; 2) Salgueiro e Grande Rio; 3) Mangueira e Beija-Flor; 4) Imperatriz e Vila Isabel; e 5) União da Ilha e São Clemente. Sorteando bolinhas numeradas de 1 a 10, o representante que tirasse a bolinha de maior número teria o direito de escolher o dia de desfile. Nos cinco pares, todos os vencedores optaram pela Segunda-Feira.

Os dois grupos ficaram assim definidos: no Domingo - Império Serrano, Mocidade, Grande Rio, Mangueira, Vila Isabel, São Clemente e Paraíso do Tuiuti; na Segunda-Feira: Unidos da Tijuca, Portela, Salgueiro, Beija-Flor, Imperatriz e União da Ilha.

O plenário da Liesa resolveu que três Escolas já tinham posições definidas: o Império Serrano, campeão do Grupo de Acesso Série A, abriria o espetáculo de domingo, 11 de fevereiro; a Paraíso do Tuiuti, 12ª colocada do Grupo Especial, seria a sétima e última agremiação a se apresentar neste dia. A Unidos da Tijuca, 11ª colocada do Grupo Especial, será a primeira a se exibir na Segunda-Feira, 12 de fevereiro. Estas escolas, porém, tinham o direito de trocar de posição com outra que desfilasse no mesmo dia.

Na segunda parte do sorteio, foram sorteadas bolinhas numeradas de 2 a 6 para definir a posição de desfile das agremiações, dentro do dia sorteado anteriormente. Ao final, a Liga deu cinco minutos para que os representantes das agremiações negociassem trocas de posições dentro do mesmo dia de desfile, como faculta o Regulamento.

A troca aconteceu apenas entre duas Escolas que se apresentarão no Domingo: a Mocidade, que seria a quarta a se apresentar, trocou com a Paraíso do Tuiuti, que seria a sétima. Nenhuma troca foi feita no grupo de Segunda-Feira.

As Escolas de Samba de ordem par se concentrarão no lado do Edifício "Balança Mas Não Cai"; as de ordem ímpar, no lado do prédio dos Correios. 

Curta Nossa Página:

http://www.facebook.com/PublicandoNews


Comentários(0)
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
O material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuição sem prévia autorização.
"Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele e tudo o mais ele fará" (Salmos 37.5)